sábado, 14 de novembro de 2009

Imaginação e Leituras Poéticas: eis a questão


De 5 a 9 de dezembro, na Sala Cássia Eller do Complexo Cultural da Funarte, textos teatrais, produzidos por dramaturgos de Brasília, serão apresentados por meio de leituras dramáticas*, valorizando a produção teatral contemporânea produzida na cidade.

Adaptados de obras literárias, criados coletivamente ou escritos dramaturgicamente, os textos são um importante instrumento para se realizar uma encenação. É ressaltando essa importância e estimulando cada vez mais a cena teatral local, que a 5ª Mostra de Dramaturgia de Brasília nos traz, este ano, autores, que também são atores e diretores, com um trabalho reconhecido e de incontestável contribuição ao cenário artístico nacional.

Ao mostrarem suas obras e se colocarem frente ao público para debates após as leituras, os dramaturgos oferecem a oportunidade de aprofundar questões contemporâneas sobre dramaturgia e de explorar o universo da linguagem cênica em suas diversas formas de Poíesis (fazer algo, criar e entusiasmo criador).

Dinâmica das leituras

Antes do início da leitura, o autor é apresentado a platéia, bem como o contexto no qual sua obra foi criada. Em seguida, atores sobem ao palco e o texto começa a ser apresentado, com diálogos, descrição de ações e cenas, inflexões de voz e trilha sonora, que permitem ao público imaginar a encenação completa e possibilidades cênicas para a montagem do texto.

Cada leitura será seguida de bate-papo entre os autores dos textos lidos, diretores de teatro, atores e espectadores, promovendo a oportunidade do público presente conhecer detalhes, tirar dúvidas, expor opiniões e refletir sobre a produção dramatúrgica do autor e suas relações com as artes cênicas. Desta forma a troca de experiências, a formação e a qualificação de platéia tornam-se nosso objetivo primordial.

Leitura dramática – Gênero intermediário entre a leitura de um texto por um ou vários atores e a espacialização ou a encenação deste texto. A leitura dramática usa alternadamente os dois métodos e traz o universo anterior às diversas formas de apresentação das artes cênicas, revelando detalhes da concepção de um espetáculo.

Fonte: Adaptado do http://www.overmundo.com.br

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial